A humilde adoração no sono

CB101888

É comum a dificuldade de alguns em dormir. Para alguns, pegar imediatamente no sono, e descansar é tarefa desejada; mas, somente desejada… Para outros, pegar no sono não é tanto o problema, mas sim o acordar durante a noite, e despertar de vez. Muitos decidem transformar o tempo ocioso em algo que seja frutífero; então, decidem trabalhar: ler, planejar, estudar, etc. As formas de se reagir a este mal são variadas; mas, independente destas, continua sendo um mal. Algo angustioso; e que leva à pessoa uma carga de seqüelas.

 

Ignorando as razões para este problema, quero tratar do assunto do ponto de vista positivo; considerando aquilo que devemos saber, ser e fazer. Li recentemente um livro em que o autor dizia: “Receba de Deus o dom de dormir e reconheça o propósito dele para o sono”. Achei interessantíssimo, pois, além de tocar em um ponto chave para a vida; trata de um aspecto incomum para a maioria das pessoas.

 

Deus criou e providenciou o sono. Em sua Palavra, o Senhor freqüentemente se refere ao sono: “Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave” (Provérbios 3.24). Quando dormimos, nossa força é restaurada, a mente é esclarecida, e ficamos preparados para servir a Deus por mais um dia. O fato é que Deus poderia ter criado as pessoas sem a necessidade de dormir. Mas, escolheu colocar esta necessidade dentro de nós, e existe um propósito para isto. Todas as noites sou lembrado de minha dependência. Existe somente um que “não dormita, e nem dorme” (Salmo 121.4); e este não sou eu, nem você.

 

O sono é um presente; mas é do tipo que nos humilha. Colocamos todo o nosso peso numa cama, e a partir daí tudo é confiança. Confiança que esta cama nos suportará. Confiança de que toda a criação continuará a viver enquanto dormimos. Confiança de que dormiremos. Confiança de que seremos acordados. Enfim, confiança de que sem termos objetivamente o que fazer, seremos amparados por Deus. Ao dormir relaxamos nossa mente, nossos músculos. Diminuímos nossa impetuosidade nas reações, pois, não reagimos; e quando o fazemos é espontâneo e impensado. Logo, é como se disséssemos: “Senhor, por algumas horas, estou desistindo de controlar minha vida; e confio plenamente no Senhor. Cuide de tudo!” Talvez, exatamente por isto é que alguns não consigam dormir; pois é preciso relaxar, confiando toda a vida e o futuro (a noite e o próximo dia) ao Senhor.

 

Dormir, portanto, é um dom que Deus disponibiliza a toda a humanidade. Aproveite para mortificar o orgulho e cultivar a humildade. Valorize o sono como presente de Deus, como um lembrete de sua dependência dele. Durante a noite, dormir é a melhor forma de se adorar ao Senhor. Ele não espera planejamento, leitura, estudo, ou qualquer outra coisa; mesmo que seja voltado para a Sua honra. Ele espera que você durma. Assim, uma ótima noite de sono é a pratica constante de sua adoração humilde ao Deus sustentador do universo, que inclui a você. “Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta” (Salmo 3.5).

7 comentários

  1. Pastor, achei muito interessante esta reflexão sobre o sono. acredito ser de fato um presente de DEUS para nós. E preciso refletir neste assunto.

    Que DEUS continue a abençoá-lo

    abraços
    Edimilson

    Curtir

  2. Excelente texto! Bela meditação…
    A insônia pode ser encarada como uma atitude de falta de dependência de Deus.
    Exagero?
    Acho que não!

    Curtir

  3. Como escrevi, não abordei as causas. Mas é importante observar que a insônia não é uma doença; mas, conseqüência de algum problema ou enfermidade mais grave. Na maioria das vezes diz respeito a atitudes pecaminosas, como: ira; ansiedade; ou, até mesmo, o descuido para com o corpo, como má alimentação, sedentarismo, etc. Nestes casos, a insônia manifesta a escravidão pecaminosa na pessoa. O remédio? Confiança no Senhor, e submissão a ele, manifestada pela mudança de atitude.

    Curtir

  4. Pr Wagner, já tinha conversado com minha esposa e pensado que quando o homem “luta” contra o sono de alguma forma tenta ser “DEUS” que não precisa dormir, tentando aproveitar um tempo que ele na verdade não tem, ele é obrigado a dormir é aceitar sua limitação humana,
    Sobre a confiança que tudo vai estar controlado por DEUS achei muito interessante.
    E pela misericórdia de DEUS posso repetir o salmista
    “Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta” (Salmo 3.5).

    Curtir

  5. Muito bom mesmo a reflexão , estava precisando de uma orientação nesse assunto , pois estou preparando uma mensagem sobre a morte de lazaro , que na ótica de Jesus não passava de um sono.
    O sono é como uma especie de parábola para a morte , onde perdemos a noção do tempo e todo pai quando o filho dorme demais desperta-o , assim Jesus foi despertar lazaro com uma simplicidade que só ele tem , soneca disse Jesus rsrsr , lazaro vem para fora e ele , Jesus disse desatai-o deixem ele se espreguiçar !!!!!! Ele da ordem as estrelas , Ele da ordem ao mar aos seus limites , ao mesmo Ele ordena acalma , ao mesmo mar Ele ordena sustente o peso , Ele ordena ao vento em fim Ele fala a natureza obedece , Ele oredena aos demonios e agora fala com um morto e não poderia ser de outra maneira porque ele chama a existencia as coisa que não existem!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s