Seja homem!

531003

“Sê forte e corajoso” (Josué 1.6-9)

Esta palavra de Deus a Josué, logo no início do livro, chamando-o à responsabilidade diante do Senhor, da família e dos homens, expressa bem o que é esperado de cada homem. Numa palavra aos homens de nossa igreja, no passado, resumi esta exortação divina a Josué, mostrando que Deus o chamava a ser homem. Nada mais, nada menos, simplesmente homem. O que, convenhamos, tem andado em falta.

Deus exorta Josué a ser firme e corajoso para liderar. E mostra como proceder: considerar a Palavra do Senhor, dada por meio de Moisés, não se desviando; mas, ao contrário, sendo perseverante em viver conforme seus princípios e direcionamentos. Convoca-o a meditar em todo tempo, diante de toda e qualquer situação, tendo o cuidado de fazer segundo tudo quanto está escrito. O resultado? Ser bem-sucedido.

Deus exorta Josué a ser homem. Todas as características e expectativas são comuns à figura de todo e qualquer homem, principalmente aos que são marido e pai. Liderar com firmeza e coragem. Liderar com sabedoria, por meio dos princípios do Senhor. Meditar, ensinar, e perseverar nisto, não se desviando; isto é, não desanimando, não apostatando, não se acovardando. Servir de exemplo para os seus, tendo um perfil íntegro, maduro, e focado em alcançar aquilo que se planeja.

Viver isto não é ser super-herói, não é labutar em martírio, e muito menos expressar sacrifício. Viver isto é ser homem! Homem que sabe aonde vai. Homem que lidera. Homem de palavra; de responsabilidade. Homem que persiste em ser melhor a cada dia. Que luta para abandonar seus erros e diminuir a influência negativa de suas limitações. Homem que não se sente ameaçado pela liderança feminina, principalmente pela exposição de sua falta de liderança. Homem que não deixa para a mulher a tarefa de pastorear os filhos. Homem que não age com melindre, com reclamações infantis; usando o discurso do “se não for assim, eu choro; se não for do jeito que quero, eu não brinco mais”.

O Senhor sempre contou com homens para liderar seu povo. E em momentos de escassez, usou mulheres e crianças, para disciplinar aos homens, expondo sua vergonha e omissão. Muito da dificuldade das crianças, adolescentes e jovens em assumir uma postura definida em sua vida, vem da ausência de bons modelos em casa e na comunidade, incluindo a igreja. Faltam para estes homens que sejam homens, influenciando-os a servirem ao Senhor; e, a serem bem-sucedidos em tudo o que realizarem.

Temos em nossa sociedade, e em nossas igrejas, muitas pessoas que vestem calças, ternos e gravatas; mas, temos poucos homens (graças a Deus por esses). Assim, convoco as irmãs, as esposas, as mães, os filhos, os homens, a intercederem ao Senhor para que mantenha a fidelidade dos homens que já assumiram sua função na família, na igreja e na sociedade. Mas, convoco-os também para que orem a fim de que o Senhor, em sua graça, desperte tantos outros a assumirem a condição lhes dada desde o nascimento: a de serem homens. Homens de valor que trazem consigo a conseqüência de sua fidelidade: ser bem-sucedido em tudo quanto fizer.

Que o Senhor nos agracie, enriquecendo nossos lares e igrejas!

5 comentários

  1. Fico feliz em ler “Seja Homem” pois isto vem a nos encorajar a continuarmos firmes no proposito que Deus nos chamou, nos dando a devida responsabilidade e privilegio.

    Parabens Pr Vagner

    Curtir

  2. Boa Tarde

    Pr Wagner,

    De fato, essa frase é curta e muito valiosa…
    Seja Homem! é uma ordem do Pai ao filho quando titubeia diante de uma dificuldade,
    É um chamado a seriedade e responsabilidade de ser lider.
    Não seria necessário essa ordem se os homens estivessem cumprindo com o seu papel.
    E tenho visto na minha curta jornada de vida o quanto os homens tem sido omissos, como as mulheres (mesmo tendo diversas atividades em casa/ trabalho)estão sempre prontas para programações na Igreja, motivos de oração e para fazer coisas para DEUS enquanto os grupos de homens nas Igrejas (Quando existem) não tem esse envolvimento, até por que qualquer homem que saia desse marasmo, logo é destacado para o diaconato, ou pastor, (não esquendo do chamado, é lógico), mas são poucos os homens ativos na Igreja sem ser por “obrigação” em virtude do cargo que ocupam, (lideres leigos)..
    Espero que não tenha me expressado erroneamente, é uma exortação para mim e para todos os homens que devemos ser mais ativos na Igreja ajudando as mulheres e jovens tirando o peso de liderança dos ombros dele e colocando sobre os nossos ombros, ajundando-os a crescer e crescendo juntos…

    Curtir

  3. Quando pensamos no perfil do homem bíblico, percebemos que ele vai de encontro com o que a sociedade espera do homem no geral, principalmente em dois quesitos: integridade e vida moral.
    O que a sociedade espera é que o homem fique atento à todas as oportunidades de tirar vantagem em todas as situações, principalmente vantagem financeira; depois o nosso meio estimula os homens a aproveitarem de sua condição de “sexo masculino” para usufruir de várias mulheres, mas claro, mantendo a esposa em casa para que sua imagem não fique manchada. Um discursinho bem politicamente correto…
    Como filhas, esposas, mães, além de intercedermos por eles, creio que também temos que desempenhar bem o papel que Deus nos deu.
    Antes de exigirmos que ele “Sejam Homem”, temos que “Ser Mulher”.

    Curtir

  4. Boa percepção, e desejo, Cilene! Que este seja vivido e contagiado ao seu redor. No entanto, em alguns (muitos) casos, a própria dificuldade de mulheres viverem o seu papel está no fato do homem não viver o seu. A ordem não pode ser invertida. Feliz a mulher que tem esta percepção, e ajuda seu marido no viver o que se espera dele; porém, a maioria não consegue ter esta percepção, exatamente porque o marido não faz a sua parte. O homem é o líder (é o que se espera). E ele deve ajudar os seus a enxergar, entender e viver seus papéis.

    Curtir

  5. Creo que en todo tiempo faltan hombres de verdad, hombres de fe, que desarrollen en sus vidas el compromiso que hicieron en las aguas del bautismo; y el compromiso fue: Ser fiel hasta la muerte. Cuando tenemos hombres que entienden que la vida cristiana es una vida de sacrificio, entonces tenemos lideres en el hogar, en la iglesia y la sociedad. Pr. Wagner, pido a mi Dios que añada a tu iglesia esta clase de hombres. Dios te bendiga y te dé fuerzas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s