O valor do conhecimento

Existe uma frase popular que afirma: “Vivendo e aprendendo”. A cada dia aprendemos. Isso ocorre em nossos relacionamentos; assim, como por meio da experiência absorvida pelos sentidos. A vida é uma escola.

 

No texto de 2 Pedro 1.3-11, vemos que o autor destaca o conhecimento. Os termos que significam “conhecimento” aparecem várias vezes nos onze primeiros versículos, sendo este um dos conceitos principais de toda a epístola.

 

Combatendo o antinomianismo e o gnosticismo, Pedro revela o conhecimento acerca de Deus, em Cristo, como a chave para se evitar as heresias; além de servir para o aperfeiçoamento do indivíduo.

 

Quais os benefícios que adquirimos através do conhecimento de Deus, em Cristo?

 

1. O conhecimento de Cristo nos conduz à vida (3-4). “Pelo seu divino poder, nos tem sido doadas todas as coisas que conduzem à vida, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude”. O conhecimento de Cristo, guiado pela ação do Espírito Santo, conduz à vida.

 

2. O conhecimento de Cristo nos conduz à prática (5-8). “Por isso mesmo, reunindo toda a diligência, associai à fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio…”. Porque estas coisas existindo em vós e em vós aumentando, [fazem com que sejais ativos e frutíferos] no pleno conhecimento de Cristo”. O conhecimento da verdade nos leva à prática da verdade.

 

O texto afirma que “não sejais inativos e infrutuosos”. Inativo significa ocioso, preguiçoso, inútil. O verdadeiro conhecimento leva ao exercício diário que produz resultados.

 

Ele afirma “estas coisas existindo em vós e em vós aumentando”. A idéia é de algo que serve como fundamento, como uma base. Como uma raiz que cresce, concedendo alimento para a árvore; levando-a a frutificar. A ser vistosa e frutífera. A valer à pena.

 

3. O conhecimento de Cristo nos conduz à perseverança (9-11). “Por isso procurai com diligência confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum”. O conhecimento sendo assimilado e praticado leva à perseverança.

 

Diligência significa zelo, cuidado, esmero. A idéia é a de levarmos a sério o conhecimento e o exercício diário deste conhecimento de Cristo; pois a conseqüência é a vida contínua com o Senhor. Isto nos faz lembrar de que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência” (Provérbios 9.10).

 

Busquemos conhecer a Deus, pois isto nos conduzirá à vida abundante, e estável.

2 comentários

  1. Bom dia

    Pr Wagner,

    Gostei dessa exposição do texto de II Pe 1.3-11, principalmente por ver o quanto somos beneficiados através do conhecimento de DEUS, é motivador ver que o conhecimento de DEUS nos torna capazes de rejeitar as heresias, conhecendo bem a DEUS e seus atributos, fica fácil descobrir o que é contrario a Ele, toda filosofia humana que se levanta contra a Soberania de DEUS, sua Justiça, Misericórdia e Amor, é identificada pelo servo de DEUS que tem o conhecimento de DEUS em Cristo, sendo guiado pelo espírito Santo de Deus, e além de estarmos salvaguardados das heresias pelo conhecimento de DEUS, esse conhecimento ainda nos conduz a vida, prática e perseverança,
    A uma vida cristã que agrada a DEUS,
    Uma prática, um procedimento que nós diferencia dos ímpios, A perseverança, a constância que todo o cristão tem sendo guiado pelo Espírito
    É muito bom entender o cuidado de DEUS nos ensinando a cada dia através da sua palavra.

    Grande Abraço,
    Em Cristo

    Ezequiel

    Curtir

  2. Fomos criados para conhecer a Deus. O louvor é uma conseqüência de nosso conhecimento acerca dele. Se o conheço tenho como louvá-lo; se não, o que posso elogiar, destacando sua pessoa e sua ação?
    Que o Senhor continue a abençoá-lo, irmão.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s