“Dons”, para que os quero?

Por que assumir responsabilidades?  O que ganho em assumir minha participação na igreja? Quais as vantagens em servir, ao invés de ser servido?

Não me sai da cabeça a palavra de Cristo: “Qual é o maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve” (Lucas 22.27).

Por isso o evangelho é motivo de confusão para alguns, e de loucura para outros; pois ensina exatamente o contrário do comum, do politicamente aceitável – o maior ser como o menor, e o que dirige ser como o que serve (conforme Lucas 22.26). Não sonhamos com isso neste mundo egoísta, onde o óbvio é ser servido, revelando assim um status de autoridade e inveja por parte de todos os “incapazes servidores”. Ter o que se espera e gozar do que é servido é sinal de sucesso! Porém, para Cristo, servir é condição para quem possui capacitação suficiente para ser útil. Liderar é possível, e esperado, de quem é capacitado a viver mais para os outros do que para si mesmo. Cristo é o modelo, pois amou Sua igreja e a si mesmo se entregou por ela (Efésios 5.25). Que bênção ímpar! Ter capacitação para ser como Cristo: prontos para servir.

Você está à mesa ou está servindo?

Quem está à mesa sempre quer mais, nunca se contentando com o que recebe. Quem está à mesa é ligeiro no criticar, mas é lento no ajudar. Quem está à mesa é exigente para com os outros, mas tem dificuldade em enxergar suas próprias falhas, demorando a consertá-las. Exige perfeição que não possui. Quem está à mesa só se preocupa consigo mesmo, buscando satisfazer sua fome.

Ao contrário, quem serve tem sempre algo a compartilhar. Quem serve é pronto a ajudar, e a aprimorar seu serviço. Quem serve não costuma ser exigente, reconhecendo o limite dos outros. Quem serve se preocupa com todos. Enfim, quem está à mesa anda insatisfeito e infeliz, enquanto quem serve vive.

Por meio dos dons que recebeu do Senhor, você pode servir. Então, você está à mesa ou está servindo?

3 comentários

  1. Tenho plena convicção que fui chamada para servir. Sinto uma alegria que vem da alma e que me faz especial perante Deus.
    Tenho uiitilizado meus dons e virtudes na obra do Senhor e me sinto muito feliz por poder ler seu blog e comentário sobre a soberania de Deus.
    Sinto muita falta destes temas teológicos. O pr. está de parabéns pelos comentários.
    Deus continue a iluminá-lo. Não me esqueço do sr em minhas orações.Não me pergunte por que. ab e a paz M.Alice IBBetel.

    Curtir

  2. Concordo com o txt, pois creio que servir é o princípio básico no Serviço do Reino de Deus. Quem se desprende além de seus limites para servir aos irmãos e a Igreja, mostra a marca de Cristo em seu espírito.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s