Machucado

Me machucou!

Quando alguém se expressa assim? Quando algo, ou alguém, o atinge, deixando alguma sequela, normalmente sentida pela dor. Machucar-se implica em sentir dor. Devemos atentar para este detalhe; pois, percebemos que em algumas oportunidades nos expressamos, ignorando esse fato. Só posso perceber que estou machucado, através da dor.

As crianças têm essa queda para a representação. Algumas, em especial, o fazem com impressionante perfeição:

Ai! Ai! Estou machucado! (junto a um choro de cortar o coração).

O pai, por sua vez, diz:

Rápido, vamos ao hospital.

A criança, então, responde, numa mudança brusca de atitude:

Não! Estou bem; já passou.

Assim como as crianças são alguns adultos, marcados pela malícia que o tempo imprime. Gostam de gritar, de chorar, de demonstrar que foram atingidos por algo, ou alguém; revelando sofrimento profundo que, talvez (pensam), nem o tempo curará. Mas, num estalar de dedos, também como num passe de mágica, se esquecem da ferida. Como? Por quê?

Alguns, quando percebem uma oportunidade de alcançar o desejo de seu coração. Alimentar aquilo que o Senhor chama de concupiscência dos olhos. Quando surge a oportunidade, esquecem-se imediatamente do falso machucado.

Outros mudam, quando confrontados pela Palavra, que exige uma resposta diferente; chamando-os ao amor, à misericórdia, à bondade, à mansidão, ao domínio próprio.

Mas, a Palavra de Deus, e a experiência no pastorado me mostram que muitos se esquecem do machucado, porque realmente não sentem dor alguma. Pelo menos, não a que fora identificada como razão da lamúria. Não percebem que o que incomoda sua mente, e assim todo o corpo, é o pecado sendo extravasado por intermédio da inveja, ou do egoísmo, enfim, do orgulho.

Para estes, o que realmente machuca é a triste realidade de perceber que estão distantes do perfil daqueles que o Senhor ama e chama de santos. Deveriam aproveitar a verdadeira dor para mudar de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s